quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Texto 7 - Concebendo e planejando projetos

Concebendo e planejando projetos. In: MOURA, Dácio. Trabalhando com projetos: planejamento e gestão de projetos educacionais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.


Primeiramente o autor busca uma definição para a palavra "projeto", em sua etimologia, do latim projectu, "lançado para diante". Fica evidente que o termo pode ser usado com diferentes aplicações conforme o contexto em que é utilizado. Restringindo mais o foco para os projetos educacionais, algumas características são importantes para definí-los:
- São atividades orientadas para realização de objetivos específicos;
- Tem uma duração finita, com um princípio e um fim bem definidos;
- São atividades voltadas para a realização de algo único, exclusivo;
- Os recursos disponíveis são limitados (pessoas, tempo, dinheiro, etc);
- Apresentam dimensões de complexidade e incerteza em sua realização;
- Surgem, em geral, em função de um problema, uma necessidade, um desafio ou uma oportunidade (de uma pessoa ou instituição)
- Enriquecem as experiências vividas;
- Obtém-se novos conhecimentos e habilidades.
O autor diferencia as atividades de rotina das atividades de projeto e afirma que "Todo projeto é um trabalho, mas nem todo trabalho é um projeto."

O projeto educacional é desenvolvido com o propósito específico de construção de conhecimentos e habilidades. Ele tem a finalidade de melhorar so processos educativos, e deve pautar-se no desafio de oferecer um ensino de melhor qualidade. Como já foi dito, os projetos surgem de um problema ou necessidade e buscam obter uma aprendizagem contextualizada e significativa.
Os projetos educacionais são classificados em: Projetos de Intervenção, de Pesquisa, de Desenvolvimento (ou de Produto), de Ensino e de Trabalho.

Comentário


É possível que ocorra uma certa dificuldade para o desenvolvimento de um projeto devido a falta de diferenciação entre vários tipos de projetos que podem ocorrer na área educacional. Assim como também há uma certa dificuldade em identificar as etapas e a estrutura que compõem os diferentes tipos de projeto. Aqui cabe também a distinção entre pesquisa e projeto: "Toda pesquisa é um projeto, contudo nem todo projeto pode ser considerado, necessariamente, uma pesquisa"; considerando-se que projeto é, por definição, algo que tem em vista produzir algo novo. Na tipologia dos projetos há o projeto de pesquisa, entre outros.
Independentemente da tipologia, um projeto deve ter um planejamento prévio. O planejamento deve comportar a definição do problema, a definição da metodologia que será utilizada e a forma de execução do projeto. É necessário delimitar o problema a ser abordado e sua justificativa. A partir da delimitação do assunto/tema podemos construir o objetivo geral, os objetivos específicos, os resultados esperados e a abrangência do projeto.

Um comentário:

  1. Finalmente cheguei no blog Marcio!! E gostei do que encontrei...boas sínteses e comentários ilustrados!

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