DELORS, Jacques. Os quatro pilares da educação. Disponível em: <http//4pilares.net/text-cont/delors-pilares.htm#EC>
Delors apresenta em seu texto os quatro pilares do conhecimento:
- aprender a conhecer: adquirir os instrumentos da compreensão;
- aprender a fazer: para poder agir sobre um meio envolvente;
- aprender a viver juntos: a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;
- aprender a ser: via essencial que integra as três precedentes.
Na verdade, segundo o autor, esses quatro pilares do conhecimento constituem apenas uma via do saber. Destaca a importância que se ultrapasse a visão puramente instrumental da educação como forma de se enfrentar os novos desafios que se apresentam nesse novo contexto educacional. Pontua a necessidade de que se estabeleça uma nova visão sobre educação, que passe a considerá-la em toda sua plenitude.
Comentário:
Aprender a conhecer: a aprendizagem pode ser vista, simultaneamente, como um meio e uma finalidade da vida humana. Atualmente estamos expostos a uma grande quantidade de informações, e na formação de nossa cultura geral é importante que saibamos filtrar conhecimentos e informações. O conhecimento é importante no exercício da memória, da atenção, da curiosidade e do senso crítico. É importante desenvolver a capacidade de aprender a entender.
Aprender a fazer: aprender a conhecer e aprender a fazer são, em larga medida, indissociáveis. Muitas vezes, encontramos dificuldade de estabelecer uma relação entre a teoria e a prática, quando o desejável seria aprimorar as habilidades para aperfeiçoar na prática o que se aprende na teoria. Ao aprender a fazer os alunos estão, inclusive, sendo preparados para o mercado de trabalho, através da qualificação profissional. O indivíduo que aprende a fazer está melhor preparado para a resolução de problemas cotidianos.
Aprender a viver junto: esse é o pilar que trabalha com o coletivo, o social e a alteridade. Esse é um grande desafio que se apresenta no contexto atual, que para ser atingido devem ser considerados alguns pontos importantes, como o respeito mútuo, a solidariedade e a empatia. Também deve ser considerada a diversidade para combater o preconceito.
Aprender a ser: a educação deve contribuir para o desenvolvimento do ser humano, em vários aspectos, como inteligência, responsabilidade pessoal, entre outros; e preparar as pessoas para elaborar pensamentos autônomos e desenvolver seu senso crítico. O desenvolvimento pessoal, com indivíduos com imaginação e criatividade também vai promover uma melhor oportunidade de progresso para as sociedades. Além disso, o crescimento pessoal é um processo constante de auto-conhecimento para se abrir, em seguida, às relações com os outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário