Esquema
Prática educativa - melhorar profissionalmente mediante o conhecimento e a experiência - análise de nossa prática e do contraste com outras práticas.
Atuação profissional - pensamento prático - capacidade reflexiva.
Argumentos que fundamentam decisões - critérios - avaliação racional e fundamentada - complexidade das variáveis - processos educativos.
Elliot (1993): compreensão precedendo decisão na estratégia docente e estratégia de mudança precedendo o desenvolvimento da compreensão.
Prática educativa - estrutura: parâmetros institucionais, organizativos, tradições metodológicas, possibilidades reais dos professores, dos meios e condições físicas existentes, etc.
Contexto educacional - intervenção pedagógica - planejamento, avaliação dos processos educacionais e aplicação.
Intervenção pedagógica - aula como microssistema - determinados espaços, organização social, certas relações interativas, uma forma de distribuir o tempo, um determinado uso dos recursos didáticos, etc.
Variáveis metodológicas - sequências didáticas - conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para realização de certos objetivos educacionais.
Intervenção pedagógica - tomada de decisões: a fonte sociológica ou sócio-antropológica, a fonte epistemológica, a fonte didática e a fonte psicológica.
Joyce e Weil (1985): sintaxe, sistema social, princípios de reação e sistema de apoio.
Tann (1990): controle, conteúdos, contexto, objetivo/categoria, processos, apresentação/audiência e registros.
Hans Aebli (1988): o meio do ensino/aprendizagem entre os alunos e professor e matéria: narrar e referir, mostrar e imitar ou reproduzir, a observação comum dos objetos ou imagens, ler e escrever; a dimensão dos conteúdos de aprendizagem, onde distingue entre esquemas de ação, operações e conceitos; e a dimensão das funções no processo de aprendizagem: a construção através da solução de problemas, a elaboração, o exercício/repetição e a aplicação.
Avaliação: sequências didáticas - o papel dos professores e dos alunos - organização social da aula - a utilização dos espaços e do tempo - a maneira de organizar os conteúdos - o uso dos materiais curriculares e outros recursos didáticos - o sentido e o papel da avaliação.
Acima está o esquema utilizado para a construção do mapa conceitual sobre o texto 4, que está disponível em link
Comentário:
Antoni Zabala apresenta as diversas variáveis envolvidas na prática educativa de forma esquematizada e analítica. Esse quadro geral exposto no esquema expõe uma concepção global sobre o processos educativos e ajuda a avaliar as atividades envolvidas no processo de ensino-aprendizagem, assim como a pertinência de cada uma delas. No entanto, como ele mesmo afirma no texto (e isso se aplica às divisões e classificações que faz em seu próprio texto), essa intenção analítica acaba sendo de alguma maneira compartimentadora e, dessa forma, podem se perder relações cruciais e se perder o sentido integral desejável para uma intervenção pedagógica.
Seu comentário apresenta uma questão importante, que muitas vezes na sistematização feita pelo autor acaba se perdendo. Ainda bem que o esquema (mapa conceitual) consegue resgatar :)
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